Rótulo deverá informar se cerveja contém milho ou arroz
Através de instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (16), cervejas nacionais e importadas vendidas no Brasil, passarão a ser obrigadas a publicar em seus rótulos, especificações mais claras sobre os ingredientes utilizados em sua fabricação.
A instrução estabelece a “obrigatoriedade de constar, de modo claro, preciso e ostensivo, na rotulagem de cervejas, as informações que indiquem os ingredientes que compõem o produto, substituindo as expressões genéricas “cereais não malteados ou maltados” pela especificação dos nomes dos cereais e matérias-primas, efetivamente utilizados como adjunto cervejeiro”. Por exemplo, no rótulo deverá estar claro se a cerveja foi feita de arroz, trigo, milho, aveia, triticale, centeio ou sorgo.
Além disso, a portaria prevê que os açúcares utilizados na fabricação da cerveja deverão ter a denominação acrescida do nome da espécie vegetal de origem – caso, por exemplo, do açúcar de cana.
As empresas cervejeiras terão prazo de um ano para se adequar às novas regras, previstas na instrução do Mapa.
Cervejas brasileiras
Da produção nacional, utilizam milho em sua composição as cervejas Artarctica, Original; Bohemia; Brahma Extra; Nova Schin; Skol; Skol Beats; e Kaiser.
Para você não comprar uma cerveja que leva milho (ou arroz) em seu preparo, enquanto não há a adequação à instrução do Mapa, é só conferir os ingredientes no rótulo e não levar aquelas, em que consta a frase: cereais não malteados ou carboidratos.
Da Redação com Folhapress e Paladar Organics.Org