Russi é empossado em seu terceiro mandato e eleito primeiro-secretário da 20ª legislatura
Parlamentar carimbou economia equivalente a R$ 133 milhões aos cofres públicos e teve atuação com ênfase no social, nos últimos anos como deputado
O deputado estadual Max Russi (PSB) assumiu ontem, seu terceiro mandato, sendo reconduzido também ao cargo de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT). Otimista para os próximos 4 anos, Russi assegura: “Estou bastante motivado para poder contribuir, ajudar e fazer um bom mandato pelo meu estado e pelo nosso povo”, afirma.
Tendo construído uma base forte e atuante em todas as áreas, com ênfase no social, Russi afirma que pretende conduzir um mandato ainda mais participativo. “Animação, vontade, determinação, coragem e sempre pensando no povo que mais precisa, sempre pensando no meu estado, pensando em ajudar Mato Grosso, conversando com as pessoas, ouvindo as dificuldades, ouvindo os anseios, trazendo a essa Casa as necessidades, para que a gente possa, de forma efetiva, ajudar o nosso Estado”, garantiu.
No decorrer do último quadriênio, Max Russi buscou fortalecer as bases sociais e foi um dos principais articuladores, junto a primeira-dama Virginia Mendes, da implementação do Programa Ser Família Emergencial, que atendeu mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade, em todos os municípios do Estado. Esse programa específico foi criado como forma de combate aos efeitos da pandemia.
Nas últimas semanas o deputado emplacou o substitutivo ao Ser Família, sancionado pelo governador Mauro Mendes (UB) que passa a valer a partir deste ano e poderá atender, inclusive, comunidades indígenas desamparadas, a partir de uma de suas linhas de atuação, o Ser Indígena.
Nesse mesmo rumo, Max Russi criou a lei da política estadual de assistência social, com a intenção de reduzir a desigualdade no Estado. O parlamentar chegou a assumir o governo estadual, onde sancionou lei, de sua própria autoria, que cria a delegacia especializada de roubo de cargas.
2023- No final de janeiro Max esteve em Brasília e efetivou pautas expressivas para Mato Grosso. A primeira delas foi em relação ao aeroporto Marechal Rondon, com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que não descartou a possibilidade de intervenção federal, caso a empresa responsável pelas obras de adequação e manutenção não cumpram com o previsto em contrato.
Já o segundo encontro foi com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a época presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Max Russi apresentou as principais demandas para a implantação do curso de medicina em Barra do Garças, que pretende atender toda a região do Araguaia. Alckmin está otimista, tendo em vista o término do período de interregno, que proibiu a abertura de novas faculdades no período de 5 anos. “Isso termina agora na primeira semana de abril, então em abril encerra”, explicou.
Presidência – Max Russi assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa no período de um ano e um dos seus principais desafios foi o combate a pandemia do novo coronavírus. No auge da propagação da doença, o deputado se articulou junto a Comissão de Saúde e atuou na criação de 5 novos postos de vacinação contra a covid-19. No total quase 600 mil pessoas foram imunizadas.
Na mesma toada, o parlamentar foi propositor da Câmara Setorial Temática (CST), que criou o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS). Em dois anos de vigência, 2709 agentes comunitário de Saúde e agentes de Combate a Endemias receberam a qualificação de forma gratuita.
20ª Legislatura – O crescimento eleitoral de 300% desde o primeiro mandato, consolidou a aprovação popular da atuação do deputado Max Russi na Assembleia Legislativa. De presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), passando pela Presidência do Parlamento a governador do Estado por um dia, o atual primeiro-secretário da Casa de Leis alcançou 70.328 mil votos nas eleições de 2022. Tendo o Social como carro chefe, Max teve trabalho reconhecido em todas as áreas, principalmente na saúde e infraestrutura.
Conforme levantamento legislativo, o parlamentar teve 55 leis sancionadas nos últimos quatro anos. Uma delas, a Lei 11.948/2022, já em vigência a partir deste ano e que amplia o direito das mulheres, em trabalho de parto, para que possam ter acompanhante nos hospitais públicos e conveniados em Mato Grosso.
O deputado Max Russi acredita que os próximos 4 anos serão muito produtivos, tendo em vista um parlamento diversificado. “Temos bons deputados, tantos os que continuam, quanto os novatos. Acredito que essa será uma boa legislatura”, avalia.
Trajetória – Max Russi assume seu terceiro mandato como deputado estadual, tendo assumido a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Casa Civil, Primeira Secretaria e Presidência do Legislativo durante os últimos anos. Sua trajetória teve início em Jaciara, onde foi vereador e prefeito por dois mandatos consecutivos.
Russi também preside o PSB, a nível estadual.
José Marques/Assessoria