Salários na conta
O salário do mês de junho dos servidores da Prefeitura de Rondonópolis já está depositado nas respectivas contas, desde a zero hora de hoje (25), conforme anunciou ontem, em entrevista coletiva à Imprensa, o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), que adiantou ainda que a primeira parcela do 13º salário, que é paga em meados de julho, será depositada na sexta-feira (28).
“Decidimos antecipar o pagamento da folha de junho e a primeira parcela do 13º salário, como forma de cooperar com as famílias dos nossos colaboradores e o comércio de Rondonópolis, neste momento de crise que o país atravessa” ressaltou o prefeito, destacando que “Juntos, esses valores proporcionarão uma movimentação de cerca de R$ 25 milhões, na economia local.”
13º salário
A antecipação do bônus será integral e irá beneficiar cerca de 4.700 servidores, entre efetivos e comissionados, cujos descontos de imposto de renda, só serão processados na segunda parte do 13º salário, que é pago no final do ano.
Conforme o prefeito, a antecipação foi garantida graças às medidas de contenção de gastos, que equilibraram as contas e possibilita ao Município manter, mesmo em meio à crise econômica que assola o Brasil, os seus pagamentos em dia com o funcionalismo e fornecedores, diferentemente do que ocorre hoje em muitos estados e prefeituras país afora.
“Nós cortamos muito, desde o aluguel de máquinas, sistemas de software, tecnologia da informação, vigilância eletrônica, vários cortes…para manter o equilíbrio do município de Rondonópolis, até porque o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) caiu e o Fundo de Participação do Município (FPM), que é um dinheiro federal, também caiu. O país está entrando em recessão, o que é muito preocupante também do ponto de vista social. Mas Rondonópolis está segurando o pulso. Nossa gestão, além de manter a estrutura, está fazendo investimentos em várias áreas”, frisou Pátio.
Impacto positivo
Também presente à coletiva, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Teles, destacou o impacto positivo para economia do município a antecipação dos pagamentos. “Além da sustentabilidade do nosso servidor, que poderá honrar antecipadamente os seus compromissos, a entrada destes recursos criará um efeito em escala importante em prol da economia e do comércio, ainda mais neste momento em que muitos servidores da rede estadual de ensino terão os pagamentos de salários cortados este mês pelo governo do Estado, por conta da greve iniciada mês passado”, disse a líder sindicalista.