Servidores estaduais fazem paralisação

Foto: Diário de Cuiabá

Foto: Diário de Cuiabá
Foto: Diário de Cuiabá

Os servidores estaduais de Mato Grosso paralisam suas atividades hoje e participam de uma assembleia geral em Cuiabá, a ser promovida por 32 sindicatos classistas logo mais à tarde, cuja pauta abordará os direitos trabalhistas e previdenciários, que estão sendo articuladas há meses pelo governo federal, em parceria com os Estados.
Conforme o resultado da assembléia conjunta, não está descartada a deflagração de uma greve geral.
O objetivo da assembleia, segundo o Fórum Sindical, é discutir estratégias contra os projetos de lei e emenda constitucional que visariam a congelar o salário dos servidores por 20 anos, a reforma da previdência social, e a redução dos repasses federais. Entre os principais alvos dos servidores está o projeto de lei complementar 257/2016 e a proposta de emenda constitucional 241/2016.
Ambos tratam da renegociação de dívida dos Estados e do Distrito Federal “à custa de uma série de restrições ao funcionalismo público, como o congelamento salarial, fim do concurso público e limitação das despesas primárias da União aos gastos do ano anterior corrigidos pela inflação”, dizem os sindicalistas.
No dia 31 de maio os servidores já deflagraram uma greve geral que durou mais de 30 dias, em razão do não pagamento da RGA aos servidores do Executivo.
Com Diário de Cuiabá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f