Sistema de alerta de desastres naturais por SMS começa a funcionar hoje
Mato Grosso, Tocantins e o Distrito Federal passam a contar a partir de hoje, com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais, via SMS, que já funciona em nove estados da federação.
Segundo a Agência Brasil, o sistema tem o objetivo de prevenir acidentes, orientando a população quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, de forma gratuita.
Os alertas serão enviados por mensagens de texto (SMS) para os celulares, em caso de iminência de desastres naturais.
O envio das mensagens ficará por conta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e da Defesa Civil dos estados e municípios.
O serviço estará disponível para os estados das regiões Norte e Nordeste, no dia 26 deste mês e os demais estados serão inclusos no projeto, gradualmente, a partir de 2019.
Cadastramento
Para receber gratuitamente por SMS os alertas de riscos de desastres, o usuário deverá se cadastrar respondendo através do 40199, com o número do seu CEP.
Os usuários receberão mensagem de texto da Defesa Civil informando a disponibilidade do serviço e instruindo sobre como aderir.
Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.
Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.
Com Agência Brasil