SMS confirma que mortes de bebês foram causadas por leishmaniose visceral
A morte de dois bebês – um, de quatro meses e outro, de seis – em Rondonópolis, esta semana, foram causadas por leishmaniose visceral (LV), conforme confirmou a enfermeira Vânia Scapin, superintendente da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo ela, o bebê de quatro meses foi hospitalizado em estágio crítico de contaminação e não resistiu, vindo a óbito. Já o de seis meses faleceu em decorrência de uma infecção em um ferimento, provocado pela doença.
Revela Vânia Scapin, que até agora foram notificados nove casos em Rondonópolis, sendo que além dos bebês, sete outras pessoas tiveram confirmadas a contaminação e se encontram em tratamento.
A Vigilância Epidemiológica vem levantando os fatores que possam ter contribuído para as mortes dos bebês, visando divulgar medidas para prevenir outras mortes, e investigando o ambiente frequentado pelos bebês e animais com os quais eles tiveram contato.
Vânia Scapin alerta que a população adote medidas para evitar a proliferação do mosquito palha, transmissor da doença, mantendo os ambientes limpos e evitando o acúmulo de matérias orgânicas como folhas, frutos apodrecidos, fezes de animais e restos de comida.
Da Redação com G1 MT