Thiago Silva prestigia inauguração do Centro de Formação da Cáritas Diocesana
Com a presença ilustre do Padre Lothar Bauchrowitz, que tem uma importante jornada de ações sociais aos mais necessitados, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) participou da inauguração do Centro de Formação “Dejanira Maria Pereira”, ontem, na sede da Cáritas Diocesana de Rondonópolis. Esse espaço contou com emenda do parlamentar para a compra de equipamentos e utensílios, que vão contribuir nos cursos de capacitação no ramo da panificação e confeitaria e a distribuição da produção para famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Cumprimento de forma especial o Padre Lothar, é uma honra estar aqui novamente, com este grande líder que formou importantes lideranças. Desde que fiz parte do Movimento Comunitário e iniciei a minha vida pública, a minha principal bandeira sempre foi a educação por acreditar na transformação de vidas. Tenho defendido essa pauta. O Padre Lothar sempre foi um apaixonado pela educação e obras sociais e neste legado também temos trabalhado”, explanou o parlamentar.
Ele acrescentou a importância dos cursos de qualificação para tornar a sociedade mais igualitária e com oportunidades e ao tomar conhecimento do Centro de Formação se prontificou em somar com a iniciativa. “O Padre Lothar quando chegou na grande região da Vila Operária, ele tinha um trabalho bem forte na produção e distribuição de alimentos para as famílias humildes que não tinham condições financeiras. Esse trabalho social é uma referência não só em Rondonópolis, como em outras regiões de Mato Grosso. Eu aprendi muito com ele. Conseguimos viabilizar o recurso para a compra de equipamentos e utensílios e é uma grande alegria ajudar aquelas pessoas que mais precisam de atenção do Poder Público”, declarou Thiago.
O presidente da entidade, Manoel Messias de Macêdo, cumprimentou a todos e agradeceu o apoio do deputado e explicou que o Centro de Formação tem o propósito de transformar a sociedade de várias formas. “Ficamos felizes, em um momento como este, em poder estar colocando a serviço da comunidade este Centro de Formação que tem o objetivo de desenvolver o cidadão. Isso não acontece sozinho, mas com as pessoas que colaboram. Cáritas nas décadas de 70 e 80, a grande força eram os cursos profissionalizantes. A nossa proposta é promover capacitações nas associações e lideranças”, disse.
Na inauguração, foram apresentadas as instalações da Cozinha Industrial do Centro de Formação que contou com a presença do bispo Dom Maurício, a filha da saudosa catequista Dejanira – que é homenageada com o nome do Centro de Formação – Maria de Fátima Pereira, servidores da Cáritas, entre outras autoridades políticas e convidados.
Henrique Pimenta/Assessoria