Transporte universitário foi reativado em Tesouro

0

O prefeito de Tesouro (MT), Isaack Castelo Branco, se reuniu na última semana com estudantes da cidade, para discutir sobre o transporte dos universitários e alunos de cursos técnicos para Rondonópolis. O encontro foi realizado no gabinete do gestor e contou também com a presença da secretária municipal de Educação, Amélia Moreira Barbosa.
“Desde o início da nossa gestão, o prefeito tem se preocupado com esse transporte e estamos em busca dos estudantes interessados. Até o momento, temos nove confirmados. Porém, inicialmente estamos disponibilizando ao todo 14 vagas no transporte, sendo disponibilizada a Van de 15 lugares”, relatou a secretária.
O transporte universitário foi um compromisso de campanha para evitar a evasão de jovens do município, e hoje está se tornando realidade. Os universitários continuarão em seus lares, perto de seus familiares, evitando despesas fixas, como, aluguel, alimentação, energia e água em outras cidades.
O gestor pediu a colaboração dos alunos interessados, para que organizem uma comissão representativa, para viabilizarem, com maior emergência, a efetivação do transporte. Esta comissão terá a finalidade de participar das reuniões com os gestores, assim como organizar e fiscalizar os estudantes usuários deste serviço junto a Secretaria de Educação. Ainda de acordo com o prefeito, nestes primeiros meses será feita uma parceria entre o Poder Público e os estudantes para custear parte das despesas com o motorista, e posteriormente, poderá ser custeada 100% pelo Poder Público.
“Nós não prevíamos que as aulas universitárias fossem voltar neste ano, devido à pandemia. E por esse motivo não estava previsto a demanda de alunos para o transporte universitário, da mesma forma que ocorreu no ano passado, quando não tivemos interessados. Portanto, nós propomos essa parceria com os estudantes”, disse o prefeito.
Atualmente, os municípios brasileiros têm a responsabilidade de atuar prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil e de assegurar o transporte escolar dos alunos da rede municipal. Além disso, esse transporte poderá ser oferecido de forma gratuita ou mediante tarifa paga pelos universitários.
Com vagas ainda disponíveis, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação, para se inscreverem para usar o transporte universitário.
Cristina Ledes/Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *