Trecho entre Rondonópolis e Campo Verde deverá estar concluído em 2025

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Traçado foi mudado sem comunicação e consulta pública (Ilustrativa)

Trecho abrange 210 quilômetros
(Ilustrativa/FIOL)

Já estão em andamento as obras dos primeiros quilômetros da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso. O cronograma para a construção dos trilhos, que ajudará a promover o desenvolvimento da economia promovendo competitividade do setor produtivo mato-grossenses, foi apresentado pela empresa Rumo S/A, em reunião na sede Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O evento, realizado no dia 14 deste mês, reuniu representantes do Governo do Estado e dos setores da construção civil, construção pesada, vestuário e alimentação, entre outros.
Conforme o cronograma apresentado, até o fim de 2025, o trecho entre Rondonópolis e Campo Verde deve estar concluído, com um total de 210 km de ferrovia. O vice-presidente da Fiemt, Edgar Borges, destacou a importância da obra para o setor produtivo de Mato Grosso. “A indústria não vê a hora dessa ferrovia, estar pronta. É o investimento que está próximo da realidade e vai trazer muitos benefícios para toda a economia mato-grossense, aproximando a produção dos portos de escoamento, reduzindo custos e dando condições de competitividade das empresas instaladas no estado”.
Além do aumento de competitividade para o setor produtivo do estado, o estágio de construção também é importante momento para o estado, com aquecimento do setor de construção pesada e outros segmentos correlacionados.
Durante o encontro, foram a Rumo informou que o Consórcio “Ferrovia Lucas do Rio Verde”, formado pela Consag Engenharia, MT Sul e Movo construções, foi contratado para fazer os 34 km iniciais de ferrovia. Entre essas empresas, a MT Sul tem sede no estado. A Rivoli, que é de Mato Grosso, e a Franciscon, já estão contratadas para iniciarem duas pontes ou viadutos ferroviários, cada uma. Os outros trechos serão liberados conforme emissão de licença de instalação e elaboração do projeto executivo, etapa em que o ramal de Cuiabá se encontra.
Terceirização
Entre os setores que as empresas contratadas devem terceirizar estão alimentação, vestuário, vigilância armada, transporte de pessoas, banheiros químicos, EPI’s, coleta seletiva, pré-moldados, plantio de gramas, ferramentas, materiais de limpeza, materiais de escritório, entre outros.
A Ferrovia de Mato Grosso
No total, a ferrovia que irá ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e Cuiabá, tem 743 km de extensão e 48 obras de artes especiais. Estão previstos 215 milhões de m³ de movimentação de terras, 1,4 milhão m³ de concreto, com previsão de término das obras em 2030.

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