Três empresas de café de MT estão na lista de marcas e lotes impróprios para consumo do Mapa

0

Impurezas de vários tipos, foram encontradas nos produtos (Mapa)

Impurezas de vários tipos, foram encontradas nos produtos
(Mapa)

Ao todo, 19 marcas foram desclassificadas e devem providenciar o recolhimento dos produtos
Conforme Alerta de Risco aos consumidores, emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na última sexta-feira (28), 19 marcas de café torrado, em todo o País, foram desclassificadas após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos, acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570.
Torrefadoras de MT
Na lista do Mapa (confira logo abaixo), os cafés apontados são o tradicional Café Quitada, produzido pela empresa Lemi Torrefação, Moagem e Comércio de Café Ltda, localizada na rua Rio Preto, s/nº, no Parque Industrial Fabrício Vetorasso, em Rondonópolis, que teve identificado como irregular o lote 05824 – por ter sido constatada a presença de impurezas acima do limite legal – o qual foi coletado como amostra no estabelecimento WMS Supermercado do Brasil Ltda.
A reportagem do Pura Notícias tentou manter contato com a empresa, para ouvir sua versão dos fatos, pelos telefones (66) 3423-7 e 3423-5814, constantes nas almofadas do produto, mas uma gravação avisa que se encontram fora da área de cobertura ou desligados.
O outro produto, é o café Aroma Premium, embalado pela empresa DDS Industria do Brasil Ltda, localizada na Estrada Paulino Pinto de Godoy, S/N, no bairro Capão do Pequi, em Várzea Grande (Região Metropolitana de Cuiabá), cujo lote 0185  do produto foi coletado para amostra, na empresa SDB Comércio de Alimentos Ltda.
Também tentamos manter contato por telefone com a empresa varzea-grandense, mas sem lograr êxito.
O site disponibiliza espaço, para que as empresas se pronuncie a respeito, se assim desejarem.
Recolhimento
Os produtos considerados impróprios para consumo, deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.
O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, tendo sido coletadas 168 amostras de café no período.
Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno, é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, e continuará atuando de forma vigilante em todo o Brasil para coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, para garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café.
Acesse a lista completa
Confira quais as marcas e lotes não devem ser consumidos, acessando o link .
* A matéria foi atualizada hoje pelo Mapa, passsando o número de marcas desclassificadas, de 14 para 19, tendo sido acrescentado, dentre os quatro novos, mais um de Mato Grosso: o Café Casarão, embalado pela empresa Franzoni Indústria de Alimentos Ltda, inserido na lista pela pelas análises obtidas no lote 90, coletado na empresa SG Comércio Varejista de Alimentos, ambas localizadas em Primavera do Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *