UFR prepara medidas para a retomada das aulas presenciais
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) está preparando todas as medidas necessárias para o retorno seguro e eficaz das atividades de ensino presencial na instituição. Cumprindo a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), a UFR mantém a oferta do ensino presencial a partir do dia 02 de março, conforme o calendário acadêmico.
Desde o início da pandemia, a universidade vem acompanhando de perto a evolução de casos da doença no Brasil, no estado de Mato Grosso e no município de Rondonópolis. Em 10 de março de 2020, a UFR criou o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 seguindo as recomendações do Ministério da Educação (MEC) e trabalhou em uma série de estratégias para auxiliar o município de Rondonópolis na prevenção e tratamento da doença. Em rápida articulação com o Laboratório Central (LACEN), a Universidade foi uma das primeiras a oferecer, gratuitamente, testes PCR de detecção do vírus; produziu e distribuiu mais de 10 mil litros de álcool gel para Rondonópolis e região; projetou ventiladores pulmonares e equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e faceshields, que foram enviados aos hospitais e redes de saúde; colocou à disposição da prefeitura as dependências do campus como posto de vacinação e, com sua equipe multiprofissional da área da saúde, aplicou mais de 30 mil doses das diferentes vacinas contra o Covid aprovadas pela agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA) e disponibilizadas por meio da Secretaria de Saúde do Município; entre diversas outras ações executadas com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia em Rondonópolis e região.
De acordo com a Reitora da instituição, professora Analy Castilho Polizel de Souza, “[…] a UFR já estava se preparando para o retorno presencial há muito tempo. A saúde de nossa comunidade acadêmica e os prejuízos socioeconômicos da pandemia sempre foram nossa preocupação, por isso investimos massivamente em medidas de proteção e no cumprimento dos protocolos de biossegurança, além de apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, disse a Reitora.
Analy lembrou ainda, que diversas atividades administrativas da instituição mantiveram a presencialidade durante todo período e outras já haviam retornado desde meados do ano passado. “Para garantir que nossos estudantes tivessem o suporte necessário para as atividades remotas, a Universidade Federal de Rondonópolis não parou. Nossos servidores foram um dos primeiros grupos a se vacinar e, devidamente instruídos a respeito de nossas políticas de saúde, vêm trabalhando ininterruptamente na construção e execução de políticas institucionais que possam garantir o pleno funcionamento da universidade. Alguns cursos também já retornaram ao modelo presencial ainda no ano passado e estão se adaptando bem às rotinas e protocolos que a pandemia nos obrigou a seguir”, pontuou.
A partir desta semana, a Universidade Federal de Rondonópolis publicará em seu sítio eletrônico o posicionamento de todos os seus setores administrativos, explicando quais políticas e protocolos de retorno às atividades de ensino presencial serão adotados e de que maneira estarão contribuindo com a manutenção da saúde e bem-estar no campus universitário. Os estudantes que tiverem dúvidas ou necessitarem de mais informações poderão entrar em contato com a universidade e seus respectivos cursos por meio da lista de contatos disponível neste endereço.
Com Assessoria