UFR visitou TI Tereza Cristina para divulgar edital para provimento de cursos de graduação
![WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.28.31-1-1024x529](https://puranoticia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.28.31-1-1024x529-1.jpeg)
Vice-reitor divulgou o edital de provimento (Assessoria)
![](https://puranoticia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.28.31-1-1024x529-1-300x155.jpeg)
(Assessoria)
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou na segunda-feira (10), uma visita à Terra Indígena Tereza Cristina, território e lar da etnia Boe Bororo, no município, com o objetivo divulgar o edital de processo seletivo especial de indígenas, para o provimento de vagas nos cursos de graduação presencial da UFR.
A equipe esteve presente na Escola Korugedo Paru, na Aldeia Córrego Grande, para apresentar o edital e dar orientações para o procedimento de inscrição no processo seletivo, que oferta 50 vagas para candidatos autodeclarados indígenas. A medida é um esforço para democratizar o Ensino Superior, criando condições de acessibilidade para candidatos indígenas que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma vez que a classificação se dará exclusivamente por meio do histórico escolar do Ensino Médio.
A comitiva da UFR foi recebida pelo cacique Benedito que organizou uma roda de conversa para que a equipe da universidade pudesse dialogar e apresentar as políticas de incentivo da instituição. A iniciativa também tentou identificar as dificuldades de acesso e permanência dos povos indígenas no Ensino Superior.
De acordo com o vice-reitor da UFR, professor Renato Nataniel Wasques, a universidade está criando condições de permanência, alimentação, moradia e auxílios para viabilizar os estudos da população indígena. O vice-reitor também frisou a importância e ineditismo deste edital na promoção de políticas de inclusão na universidade.
“Foi nesse sentido que nós tomamos uma decisão muito importante de publicar um edital visando abrir as portas da universidade para os povos indígenas brasileiros. Em especial, povos indígenas mato-grossenses. […] A universidade quer estar presente aqui na comunidade. Nós queremos trocar conhecimentos, trocar saberes… A universidade se desenvolve, quando ela está aqui na comunidade”, afirmou o professor.
O edital de seletivo especial para indígenas reserva 2 vagas em todos os cursos de graduação presencial, para pessoas autodeclaradas indígenas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma online até o dia 14 de fevereiro, por meio da Central de Ingresso da UFR, disponível neste endereço eletrônico. Os(as) candidatos(as) terão a possibilidade de selecionar até dois cursos (primeira e segunda opção de curso), no ato da inscrição.
Thiago Cardassi/Assessoria