UPA deve ser procurada somente em casos de urgência e emergência
Com o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19 e, consequentemente, a queda de casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis reorganizou a rede. Com isso, as “unidades sentinelas” que realizavam os atendimentos exclusivos de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 deixaram de atender pacientes com sintomas respiratórios e estão voltando ao funcionamento normal. Estes casos relacionados à doença causada pelo novo coronavírus têm, agora, como referência de atendimento o Hospital Municipal Dr. Antônio Santos Muniz (Retaguarda). Diante disso, a pasta orienta que a população procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 24h somente em casos de urgência e emergência.
“Quando alguém vai até a UPA e não está enquadrado nesses casos de urgência e emergência, pode demorar a ser atendido”, diz o secretário municipal adjunto de Saúde, o médico Helio Garcia, destacando que na UPA o atendimento é feito por classificação de risco. “Isso significa que a gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido”, completa o médico. “Cabe lembrar que na UPA não atende covid-19”.
Ele pede que nas demais situações de doenças, com exceção dos casos suspeitos ou confirmados de covid-19, que a referência é o Hospital de Retaguarda, a indicação é para que sejam procuradas as unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17 horas. “Todas as nossas unidades estão com médicos e equipes completas para fazer o atendimento primário da nossa população”, frisa Helio Garcia.
Ele cita, ainda, que a população, no período da noite, das 18h às 24h, de segunda a sexta, a população pode se dirigir a uma das quatro unidades de terceiro turno instaladas em regiões estratégicas da cidade. Informa que elas atendem das 18h às 24h, inclusive, casos urgência e emergência também.
“Pacientes que necessitem de atendimento médico no período da noite, podem procurar o terceiro turno mais próximo de casa com maior comodidade”, assinala Garcia. As unidades de terceiro turno funcionam na Policlínica Itamaraty e nas Unidades Básicas de Saúde Cidade de Deus, Vila Olinda e Vila Rica.