URAMB é declarada de Utilidade Pública Estadual
Esta semana, foi sancionada pelo governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), a Lei de n.° 12.327/2023 de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB) que declara de Utilidade Pública Estadual – a União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (URAMB); entidade que tem como objetivo a promoção do bem-estar e mobilização social, com a participação direta de líderes comunitários, de forma voluntária, que buscam soluções aos problemas identificados nos bairros junto às lideranças políticas.
Thiago Silva tem a sua origem na vida pública dentro do Movimento Comunitário, em que foi presidente dos bairros Eldorado, Mirassol, Santa Fé e Copacabana, período que considera como base para a sua formação política, com o mandato sempre próximo às comunidades. “Essa nova lei vai contribuir no desenvolvimento e avanços aos trabalhos dos integrantes da Uramb em prol das melhorias na cidade para garantir a qualidade de vida da população”, disse.
Para a atual presidente da URAMB, Nilza Cirqueira, que foi a primeira mulher eleita a comandar a entidade, a Lei vem a reforçar, ainda mais, o Movimento Comunitário, pois agora a Uramb está apta a receber recursos do Estado e emendas parlamentares. “Agradeço o deputado que é um líder comunitário, já ocupou a função de presidente de bairro e conhece as nossas dificuldades e limitações. Essa lei vai fortalecer ainda mais a nossa instituição”, declarou.
Com mais de 40 anos de existência, a entidade possui 135 líderes comunitários que atuam em cerca de 300 bairros na área de assistência social, promove o voluntariado no Movimento Comunitário com base na ética, no exercício da cidadania e em defesa dos direitos humanos de forma democrática.
Henrique Pimenta/Assessoria