Vacinação antirrábica
A equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Rondonópolis estará hoje (19) na região do Assentamento Carimã, realizando aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos, dando seguimento a ação, que teve início na segunda-feira (15), na zona rural do município.
Até hoje, foram imunizados cerca de 1.300 animais pertencentes aos moradores das regiões das glebas Cascata e Globo Recreio e das localizadas na saída para Poxoréo.
Além da vacina, nos animais que apresentam sintomas da leishmaniose é efetuada coleta de material para realização de exame laboratorial, para confirmar a presença da doença.
Para a vacinação antirrábica deste ano, estão sendo disponibilizadas 20 mil doses que visam imunizar animais da zona rural – inicialmente – e depois, os da zona urbana, em data ainda a ser definida pela UVZ.
Adiantando a campanha, os cachorros e gatos que estão sendo levados até a UVZ para cadastramento de castração e que ainda não receberam a vacina, estão sendo imunizados durante a visita.
A raiva é uma doença infecciona viral aguda, transmitida ao ser humano por meio da saliva de animais infectados, seja em mordidas ou lambeduras, mas que também pode ser transmitida pela arranhadura.
O custo da vacina em clínicas particulares gira em torno de R$ 40 e o município a diponibiliza gratuitamente, contribuindo na proteção dos animais e consequentemente na de seus tutores.