Vacinação contra a gripe Influenza continua
O Ministério da Saúde (MS) prorrogou a campanha contra o vírus Influenza A (H1N1) em todo o Brasil até o dia 30 deste mês, para atingir a meta de imunização de adultos entre 55 e 59 anos, bebês de seis meses a crianças de cinco anos, 11 meses e 29 dias, mulheres no pós parto (puérperas) e gestantes.
Rondonópolis
Em Rondonópolis, de acordo com dados do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de cobertura vacinal está em 36% das gestantes, 86% dos trabalhadores da Saúde, 75% das puérperas, 38% dos adultos de 55 a 59 anos.
No grupo das crianças na faixa etária especificada somente 37% foram imunizadas no Sistema Único de Saúde, mostrando excepcionalmente neste ano uma baixa procura pelos pais e responsáveis.
As equipes das Unidades Básicas de Saúde estão seguindo todas as medidas de prevenção ao Covid-19, para garantir a segurança de todos os envolvidos. Por isso, é necessário o uso da máscara de proteção em maiores de dois anos, respeitar a distância de dois metros de outras pessoas e ir se vacinar apenas se estiver sem sintomas de gripe.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações são categóricas ao orientar que a vacinação deve ser mantida mesmo durante a pandemia, tanto em prevenção a Influenza A como às outras doenças. Por isso, as crianças devem ser vacinadas seguindo o calendário de rotina sem atrasos.
Maiores informações, para saber quais os horários de menor fluxo nas unidades, evitando assim um ambiente com muitas pessoas, simultaneamente, poderão ser obtidas nos telefones constantes do link http://saude.rondonopolis.mt.gov.br/unidades/.