Vacinação contra a influenza começa dia 23
Com a antecipação em todo o país pelo Ministério da Saúde (MS) da campanha de vacinação contra a gripe influenza, que normalmente vinha ocorrendo no mês de abril, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis informa que a vacinação contra esse tipo de vírus, terá início no dia 23 deste mês.
A antecipação pelo MS tem por objetivo proteger a população contra a influenza, bem como minimizar o impacto sobre os serviços de Saúde, ocasionado pelo novo coronavírus.
A SMS explica que a vacina contra o influenza não previne contra o novo coronavírus, mas que com a vacinação antecipada se busca reduzir a carga de circulação do vírus da gripe na população, já que a doença possui sintomas semelhantes ao do novo vírus que já registra casos a nível mundial.
Encerramento
O encerramento da vacinação nacional contra o influenza será no dia 23 de maio e devem ser vacinados, inicialmente, os grupos prioritários: crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das redes públicas e particular, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e idosos com idade entre 55 e 59 anos, e com mais de 60 anos.
O Ministério da Saúde informa que até 2019 eram vacinados idosos somente com idade acima de 60 anos, mas que buscando atender outros grupos vulneráveis, este ano também estão inclusos idosos de 55 a 59 anos.
O Dia ‘D’ de mobilização nacional será realizado no dia 9 de maio, quando as unidades de saúde irão funcionar durante todo o dia, para a imunização contra a influenza.
A SMS ressalta também, que as crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, devem receber duas doses da vacina, sendo a segunda aplicada após 30 dias da primeira. Já os adultos, recebem dose única.