Vacinação contra o H1N1
Com o andamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, iniciada em todo o país no dia 13, foram vacinados em Rondonópolis numa primeira etapa, trabalhadores da saúde da linha de frente, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou cesárea), indígenas e crianças de 6 meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias, com as 8.400 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Há previsão de recebimento, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de nova remessa de doses da vacina Influenza trivalente na próxima semana, que irá permitir estender a vacinação para crianças com idade entre dois e seis anos incompletos, inseridas no grupo de risco mas que não foram imunizadas nessa primeira etapa da campanha.
Prioridades por etapa
A segunda etapa – ainda sem definição de data de início – inclui imunização de idosos com 60 anos ou mais e professores e a terceira visa imunizar pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Prevenção
A vacinação contra a gripe Influenza (vírus H1N1) busca previnir o surgimento de complicações decorrentes da gripe Influenza, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.
Os adultos que já receberam vacina contra a covid-19 (1ª ou 2ª dose) têm que aguardar 20 dias de intervalo, para serem imunizados contra o H1N1.