Vacina contra a varíola dos macacos começa a ser aplicada na segunda-feira (13)

0

(AP Photo/Jeenah Moon, File)

(AP Photo/Jeenah Moon, File)

O Ministério da Saúde confirmou ontem, que na próxima segunda-feira (13) será iniciada no país a vacinação contra a varíola dos macacos (monkeypox), visando imunizar, prioritariamente, pessoas diagnosticadas com HIV, profissionais de saúde que têm contato com o vírus e quem já teve relação direta com fluidos e secreções corporais de pessoas diagnosticadas com a enfermidade.
Para a imunização serão disponibilizadas 46 mil doses de vacina, cujo envio de doses será feito conforme o andamento da vacinação e de acordo com as solicitações dos estados e do Distrito Federal. Os imunizantes haviam sido aprovados em agosto do ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para serem aplicados.
Varíola dos macacos
De acordo com o Ministério da Saúde, o atual cenário epidemiológico apresenta queda progressiva no número de casos no Brasil. A principal estratégia de contenção da doença é a identificação de casos e rastreamento de contatos. Diante disso, a estratégia de vacinação neste momento irá priorizar a proteção das pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença.
Vacina
A vacina utilizada na imunização contra a varíola dos macacos no Brasil será o imunizante Jynneos, produzido pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. A Jynneos utiliza linhagens atenuadas do vírus monkeypox modificado da cepa Ankara.
O imunizante é destinado a adultos com 18 anos ou mais, com esquema recomendado de duas doses, a serem administradas com quatro semanas de intervalo. A vacina possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservada entre -60 e -40°C.
O imunizante da Bavarian Nordic foi licenciado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão semelhante à Anvisa nos Estados Unidos, para a prevenção da infecção pelo vírus mpox.
Da Redação com Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *