Valorização do pequeno produtor

0

Centro foi entregue ontem (Wheverton Barros)

Centro foi entregue ontem 
(Wheverton Barros)

Grande centro agropecuário de Mato Grosso e da Região Centro-Oeste, Rondonópolis também se destaca quanto pela produção oriunda da agricultura familiar; setor este, que vem recebendo atenção especial da administração municipal atual, com a implantação de contínuos projetos destinados as pequenas propriedades rurais.
Em reforço às atividades, ontem (17), a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária inaugurou o Centro de Comercialização e Capacitação da Agricultura Familiar, em prédio localizado ao lado do câmpus da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que vem a ser um espaço para que os pequenos produtores se qualifiquem ainda mais e seja um posto de venda à população, dos produtos produzidos em sua propriedades, como hortaliças e leguminosas orgânicas e doces caseiros diversos.
Após ter permanecido anos sem ocupação, o local foi reformado para o desenvolvimento das atividades passando a sediar, também, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, como forma de atender melhor aos pequenos produtores cadastrados.
“Este Centro, é um instrumento de defesa do pequeno produtor. Nesse espaço, vamos trabalhar um projeto de fortalecimento da agricultura familiar, do alimento orgânico e, principalmente, de valorização do homem do campo”, ressaltou o prefeito Zé Carlos do Pátio, citando ainda que o que falta em Mato Grosso para ampliar a valorização do pequeno produtor, são projetos efetivos de manutenção de estradas e acesso facilitado ao crédito, por exemplo, dentre outros.
O ato inaugural contou com a presença de dezenas de produtores da região e também de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Extensão Rural (Empaer), entre outras entidades do setor, sendo ainda apresentados os novos maquinários que a Prefeitura comprou para levar mais agilidade e qualidade no atendimento do pequeno produtor.
Com isso, a Secretaria de Agricultura passou a contar com uma frota de oito caminhões-caçamba, três caminhões carga seca, quatro tratores, três veículos modelo pick-up, três pá-carregadeiras, uma moto-niveladora, um rolo pé-de-carneiro e uma retroescavadeira.
Segundo o titular da Pasta, Genilton Pereira, a secretaria que dirige é uma das mais bem equipadas de todo o Centro-Oeste, em termos municipais, por dispor além do maquinário e dos projetos para o setor, conta com a assistência de agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas, disponibilizada para dar apoio gratuitamente e com isso melhorar o rendimento de suas lavouras e rebanhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f