Vereador quer informações sobre vacinação
O vereador Carlos Alberto Guinancio Coelho – Subtenente Guinancio (PSDB), protocolou ofício ontem (29) na Prefeitura Municipal de Rondonópolis, solicitando em caráter de urgência, informações sobre procedimentos de saúde coletiva que vêm sendo executados no programa de vacinação contra a covid-19, no município.
No documento, endereçado ao gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Paulo Padim, o parlamentar cita que, “considerando as publicações jornalísticas e do site oficial da Prefeitura Municipal, em anexo, com a finalidade de instruir procedimento de Controle Externo instaurado por este Vereador nos termos do Caput do Artigo 31 da Constituição Federal, solicito-vos responder aos quesitos e encaminhar as cópias dos documentos requeridos abaixo:
1. Se há conhecimento do fato?
2. Caso tenha conhecimento do fato, considerando o publicado pela imprensa, se alguma medida administrativa foi tomada a respeito até o momento (ainda que em caráter sumaríssimo) e em caso positivo quais?
3. Encaminhar cópia de toda legislação Federal, Estadual e Municipal que regula a vacinação do COVID-19;
4. Encaminhar a relação de todos os servidores que participaram da verificação dos documentos constantes do site oficial (anexo) por ocasião da aferição do direito à Vacinação na Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira e sexta-feira, dias 25 e 26 de março de 2021;
5. Encaminhar relação de todos os munícipes vacinados nos dias 25 e 26 de março na Secretaria Municipal de Saúde indicando a faixa etária e grupo a que pertence nós termos da publicação do site oficial da Prefeitura regulando o tema.”
Ao blog, o vereador adiantou que seu procedimento tem por objetivo fiscalizar se as determinações do Ministério da Saúde vêm sendo cumpridas à risca e preservar os que aguardam pela sua vez de serem vacinados, “especialmente os idosos, de faixa etárias diversas, que anseiam pela imunização por terem seu sistema imunológico fragilizado pela idade e face ao temor de serem contaminados pelo coronavírus, também por isso”, destacou, acrescentando que tais informações devem ser repassadas ao seu gabinete, num prazo máximo de oito dias.
O fato que mereceu a atenção e tomada de medidas pelo vereador, foi a matéria publicada pelo noso blog no dia 25, denunciando provável irregularidade cometida no acesso de pessoas à imunização.
A ação do vereador vem de encontro a informações claras sobre o assunto que a população deseja, que irão dirimir possíveis dúvidas que possam haver a respeito do assunto, como nós do blog assim também o queremos.