Vice-prefeito destaca instalação da primeira ferrovia estadual do país
O vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda (PSD), participou ontem do ato de assinatura do contrato entre o Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo S/A para construção da 1ª Ferrovia Estadual do país. O ato foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal com a presença do governador Mauro Mendes (DEM), dos senadores Carlos Fávaro (PSD) e Jayme Campos (DEM), do deputado federal Neri Geller (PP) e de outras autoridades da política mato-grossense.
Arruda, que é ex-presidente do Sindicato Rural do município e empresário do agronegócio, afirmou que é necessário pensar no futuro do Estado e sua produção agrícola, uma das maiores do mundo, enfatizando que “Não há dúvidas sobre o avanço que Mato Grosso terá, a partir dessa obra. Temos muito que comemorar, pois é uma atitude arrojada e que vai permitir mais celeridade ao escoamento da nossa produção, além de dar dinamismo e abrir caminho para a tão sonhada agroindustrialização do nosso Estado”, afirmou ele.
De responsabilidade da empresa Rumo – maior Complexo Intermodal da América Latina, localizado no município de Rondonópolis, a implantação da ferrovia vai ligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá; Cuiabá a Nova Mutum; e Nova Mutum a Lucas do Rio Verde, se conectando à malha nacional, ampliando o corredor da produção agrícola de Mato Grosso ao Porto de Santos (SP), um dos principais polos de exportação do País.
Com extensão de 730 quilômetros, a ampliação terá investimento da ordem de R$ 11,2 bilhões, com o início das obras previsto para ocorrer em 2022, com a primeira etapa (Rondonópolis/Cuiabá) sendo concluída e já operando em 2025 e a segunda (Cuiabá/Nova Mutum), tendo início em 2028, com geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos em todas as fases de implantação.
Da Redação com Assessoria