Vigilância de Zoonoses alerta sobre acolhimento de animais
A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Rondonópolis orienta a toda a população, para que não receba animais abandonados e nem para adoção. A orientação é do gerente da UVZ, Kleysller Willon, que ressaltou a questão da preocupação com a saúde humana, com possíveis doenças que podem ser transmitidas por animais doentes.
O médico veterinário informou que uma das prioridades da UVZ, é o acolhimento de animais que estejam com alguma doença que possa ser transmitida para a população. “Nós só recebemos animais que estejam com suspeita de raiva, casos confirmados de leishmaniose e toxoplasmose e com o devido consentimento do proprietário ou tutor”, esclareceu.
Ao contrário do que pensa a maioria da população, Kleysller Willon comentou que os cães e gatos não são os vilões das doenças, eles são os hospedeiros. A população deve se preocupar com os mosquitos, como o mosquito palha, por exemplo que transmite a leishmaniose.
“Daí, da importância dos moradores manterem suas casas e terrenos sempre limpos, para evitar a proliferação desses mosquitos”, alertou o veterinário.