À frente de seu tempo
Na manhã de ontem (21), faleceu a professora aposentada e ex-vereadora, Arolda Dueti Silva (96 anos), vitimada por um acidente vascular cerebral (AVC) fatal, que ao chegar aqui há 70 anos atrás, foi precursora na arte de Ensinar e também de altruísmo.
História
A baiana de Jussiape (BA) tão logo chegou à cidade, em 1950, transformou duas salas de sua casa em uma escola improvisada, reabrindo o Curso Particular Nossa Senhora das Graças, que de três alunos iniciais, passou para 60 (do 1º ao 4º ano) até o final daquele ano, se tornando assim, a primeira professora de Rondonópolis.
Logo, passou a dar aulas na Rede Estadual de Educação (REE), no Colégio Sagrado Coração de Jesus e na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP), do qual foi ainda diretora, tendo sido presidente da associação de professores local, que lhe abriu caminho para a política.
Vereança
Em 1962, antes da divisão do Estado, se candidatou a vereadora e conseguiu a primeira suplência, tendo assumido o cargo por um ano (em 1965), assando a fazer companhia no Legislativo de Rondonópolis, à dona Elza do Hotel Luzitano (já falecida) , que havia sido eleita no pleito.
Tivemos o prazer enorme de desfrutar de sua amizade, iniciada logo que chegamos a Rondonópolis (há 33 anos atrás) e lamentamos muitíssimo seu falecimento, nos unindo às inúmeras manifestações de condolências aos familiares, pedindo desculpas pela matéria sair com um dia de atraso, em decorrência de fatos involuntários.