À frente de seu tempo

Dona Arolda foi a primeira professora da cidade (Roberto Barcelos)

Dona Arolda foi a primeira professora da cidade
(Roberto Barcelos)

Na manhã de ontem (21), faleceu a professora aposentada e ex-vereadora, Arolda Dueti Silva (96 anos), vitimada por um acidente vascular cerebral (AVC) fatal, que  ao chegar aqui há 70 anos atrás,  foi precursora na arte de Ensinar e também de altruísmo.
História
A baiana de Jussiape (BA) tão logo chegou à cidade, em 1950, transformou duas salas de sua casa em uma escola improvisada, reabrindo o Curso Particular Nossa Senhora das Graças, que de três alunos iniciais, passou para 60 (do 1º ao 4º ano) até o final daquele ano, se tornando assim, a primeira professora de Rondonópolis.
Logo, passou a dar aulas na Rede Estadual de Educação (REE), no Colégio Sagrado Coração de Jesus e na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP), do qual foi ainda diretora, tendo sido presidente da associação de professores local, que lhe abriu caminho para a política.
Vereança
Em 1962, antes da divisão do Estado, se candidatou a vereadora e conseguiu a primeira suplência, tendo assumido o cargo por um ano (em 1965), assando a fazer companhia no Legislativo de Rondonópolis, à dona Elza do Hotel Luzitano (já falecida) , que havia sido eleita no pleito.
Tivemos o prazer enorme de desfrutar de sua amizade, iniciada logo que chegamos a Rondonópolis (há 33 anos atrás) e lamentamos muitíssimo seu falecimento, nos unindo às inúmeras manifestações de condolências aos familiares, pedindo desculpas pela matéria sair com um dia de atraso, em decorrência de fatos involuntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f