A Terra se aproxima da fase terminal

(Shutterstock)

A ação do homem está acabando com o planeta (Shutterstock)

Relatório de cientistas de inúmeras universidades ao redor do mundo, sobre os sinais vitais do planeta, apontou que a Terra caminha para uma fase terminal e que já está na UTI.
No documento, de 31 métricas que avaliam a saúde ecológica do nosso planeta, 18 delas apresentaram resultados insatisfatórios.
O relatório deverá ser publicado na revista BioSciense e reúne uma atualização de 14.000 especialistas que atestaram as informações.
Entre as prinicipais preocupações dos cientistas estão os níveis atmosféricos elevados de metano e dióxido de carbono, que atingiram um índice recorde. Aliado a isso, o gelo do Ártico e as geleiras estão no nível mais baixo de todos os tempos. Além disso, o nível do mar e as temperaturas oceânicas estão no máximo.

Desmatamento da Amazônia agrava o problema
(Ansa)

O aumento do desmatamento da Amazônia registrado nos últimos anos também consta no relatório, com danos visíveis que já estão causando inúmeras mudanças climáticas, como o aquecimento global, crise hídrica e chuvas torrenciais na Europa.
Os cientistas afirmam que existem muitos outros sintomas da situação caótica, que precisam ser tratados com seriedade, tão acentuados quanto o aquecimento global que necessitam de políticas públicas de combate e mais consciência ambiental por parte da população.
Segundo o Banco Mundial, hoje os humanos usam recursos equivalentes a 1,7 planeta Terra e, se a aceleração continuar nesse ritmo, precisaremos de três planetas em 2050.
Da Redação com Olhar Digital/Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f