Abastecimento de água para as pequenas propriedades rurais

Reunião na Funasa reforçou a continuidade dos convênios

Reunião reforçou a retomada dos convênios

Na semana que passou, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (SD), cumpriu extensa agenda na Capital Federal, acompanhado pelo senador Wellington Fagundes (PR) e pela deputada estadual Janaína Riva (MDB), na busca de soluções a problemas que prejudicam a cidade, principalmente em relação aos pequenos produtores rurais.
Além de terem estado com o presidente do Incra, general João Carlos Jesus Correia, que garantiu a continuidade do funcionamento da unidade local do Incra, os três estiveram também com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira de Oliveira, tratando do destrave do projeto de perfuração de poços em comunidades de pequenos produtores, que foi iniciado na cidade, mas que em pouco tempo foi paralisado.
Este assunto foi tratado durante a audiência solicitada pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, para resolver quanto à questão do Programa de Abastecimento para os municípios da baixada cuiabana.
O presidente da Funasa adiantou que está sendo aguardada a liberação da primeira parcela de recursos para serem repassados a três mil convênios que estão em vigor, em que Rondonópolis se inclui.
Poços artesianos
O convênio firmado entre o município e a Funasa, prevê a perfuração de 12 poços artesianos nas comunidades rurais e assentamentos, sendo dois na aldeia Tadarimana. Até agora, entretanto, somente as comunidades dos Baianos (Pé do Morro) e do Assentamento Olga Benário foram beneficiadas, sendo que os outros dez poços restantes, não tiveram nem as obras de perfuração iniciadas.
Enquanto o convênio não é retomado, a Prefeitura está investindo recursos próprios na perfuração de poços artesianos em outras comunidades rurais e instalando reservatórios de 15 mil litros em cada uma delas, garantindo assim o fornecimento de água na época da seca.
Após a audiência na Funasa, o prefeito Zé Carlos do Pátio e autoridades cumpriram agenda também, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f