Agora é a energia

Falta pouco para fazer uso de lampião (Ilustrativa)

Falta pouco para fazer uso de lampião
(Ilustrativa)

Os mato-grossenses vão ter que “rebolar” este mês, para pagar as despesas essenciais com combustível, gás de cozinha e agora também, com energia elétrica.
Com a entrada em vigor da bandeira vermelha – patamar 1, a tarifa sofrerá acréscimo de R$ 4,169 a mais para cada 100 quilowatts – hora (kWh) consumidos, além da cobrança adicional do reajuste tarifário anual (RTA) médio de 8,9%, vigente desde o dia 22 de abril.
A justificativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o reajuste, é a de que com o início do período seco em maio, os principais reservatórios apresentam estoques reduzidos para essa época do ano e que o balanço hidrológico do período úmido 2020-2021 resultou no pior aporte hidráulico da história do Sistema Interligado Nacional (SIN), medido desde 1931.
Desse jeito, falta pouco para começarmos a usar a bicicleta, o fogão a lenha (ou coisa que o valha) e nos socorrer com lampiões e lamparinas (se não aumentarem o preço da querosene, of course) e abanadores, para espantar o calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f