Alunos formam hortas para consumo próprio

Projeto conta com acompanhamento técnico

Projeto conta com acompanhamento técnico

Os alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) estão exercitando uma atividade extra-curricular, que objetiva cuidados com a própria saúde.
Por meio do projeto, Horta Caseira, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semap) em conjunto com a Caixa Econômica Federal formou hortas na Escola Municipal Frei Milton e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mãe Margarida.
Com o apoio dos técnicos da Semap e dos profissionais contratados pela Caixa, as crianças desde cedo aprendem noções sobre alimentação saudável e também os meios para se formar uma horta em casa, sem a necessidade de muitos materiais.
As hortas nas duas unidades escolares, por exemplo, utilizaram pneus de caminhão em cujo interior foi preparada a terra e feita a semeadura, além do plantio de mudas de hortaliças e verduras, que em pouco tempo servirão para a alimentação das escolas a que pertencem.
O técnico agrícola do município, Luis Rodrigo Barbosa, comentou que o objetivo desse projeto é incentivar as crianças mostrando como é fácil formar e cuidar de uma horta, principalmente para que elas levem a ideia para casa e estimularem os pais a fazerem o mesmo. “Um grande benefício com a horta caseira, é poder consumir os produtos sem agrotóxico e ainda movimentar o corpo e distrair a mente, durante a formação e manutenção da horta”, afirmou.
O projeto-piloto desenvolvido pela Semap, deve ser ampliado para outras unidades escolares que desejarem ter as hortas para fornecimento de temperos e também de verdura, que poderão ser servidas na merenda escolar das unidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f