Amanhã tem segunda etapa do “Dia D” de vacinação contra influenza e sarampo

Doses estarão disponibilzadas também no Ônibus da Vacinação (Gcom)

Doses estarão disponibilzadas também no Ônibus da Vacinação
(Gcom)

A segunda etapa do “Dia D” de vacinação contra influenza e sarampo será realizada amanhã, sábado (30), em Rondonópolis, visando as pessoas que ainda não foram imunizadas, conforme os grupos-alvos.
De acordo com o gerente do Departamento de Saúde Coletiva da SMS, Paulo Padim, os beneficiados são os maiores de 60 anos; crianças entre seis meses e cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); e trabalhadores da Saúde dos setores públicos e privados. “Todas as unidades básicas de Saúde do município estarão abertas para atendimento ao público das 7h às 17h, sem pausa para o almoço, favorecendo assim os trabalhadores que não conseguem ir durante o horário comercial. Também haverá uma equipe, com o Ônibus da Vacinação no parque de diversão em frente à rotatória da avenida Júlio Campos com a avenida dos Estudantes, das 13h às 17h, e a criança que for imunizada no local vai ganhar um bilhete para brincar no parque.”, lembrou ele.
Reforço Sarampo
A campanha da influenza ocorre anualmente como forma de reforçar a proteção contra gripe, diferente da campanha contra sarampo. O calendário vacinal prevê duas doses, a primeira com a idade recomendada de 12 meses e a segunda, com 15 meses de nascido.
Rotina
Paulo Padim enfatiza que a vacinação contra a covid-19 passou a ser de rotina, com as doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Janssen, Pfizer Pediátrica, e Pfizer Adulto estando disponibilizadas em todas as unidades de Saúde, para crianças de 05 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias; adolescentes de 12 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 18 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias; idosos acima de 60 anos; gestantes; puérperas; pessoas com comorbidades; pessoas imunossuprimidas; e trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados.
O horário de atendimento é das 07h:15 às 11h e das 13h15 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Quarta dose
Padim conclui, adiantando ainda que a quarta dose da vacina contra a covid-19 poderá ser aplicada em idosos com mais de 70 anos e em imunossuprimidos (com comprovação médica), desde que observado o intervalo de quatro meses, da terceira dose recebida. “A vacina da quarta dose pode ser a da Pfizer, Janssen e AstraZeneca, exceto a CoronaVac”, disse.
Esta dose também está disponibilizada, diariamente, em todas as unidades de Saúde, somente para os dois casos citados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f