Anvisa proíbe a comercialização de pomada para cabelos que pode causar cegueira

Vítima afirma ter perdido a visão (Reprodução/Twitter)

Vítima afirma ter perdido a visão
(Reprodução/Twitter)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, proibiu ontem (23) a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso da Pomada para Tranças Ômegafix, fabricada por Cape Indústria de Cosméticos Ltda., CNPJ 03.129.545/0001-90.
A medida também determina o recolhimento da pomada, conforme a Resolução RE 892, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.
Produto sem registro
Como o produto não está regularizado como cosmético junto à Agência, não é possível aferir a segurança de uso do mesmo.
Nos últimos dias, a Agência tomou conhecimento, pela mídia, de casos sobre problemas oculares relatados por usuários após o usarm a pomada. Diante das denúncias, foi aberto um dossiê de investigação referente ao caso.
Entre os casos em que foi relatada a irritação, consta o da manicure Josiane Reis que usou o Ômegafix para trançar o cabelo. O produto foi utilizado na sexta-feira (19) e após Josiane mergulhar em uma piscina e levantar, sua visão ficou esbranquiçada ao abrir os olhos.
No dia seguinte, ao acordar a usuária sentiu irritação nos olhos a mulher e informou que estava cega.
Conforme a vítima, o médico que a atendeu no hospital, confirmou que suas córneas haviam sido queimadas. Na terça-feira (22), a consumidora estava há 4 dias sem enxergar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f