Atraso no início do ano letivo preocupa vereador

Rodrigo esteve nas unidades escolares

Rodrigo esteve nas unidades escolares

O vereador e presidente da Câmara de Rondonópolis, Rodrigo da Zaeli (PSDB), cobrou, durante sessão ordinária realizada na quinta-feira (15), soluções, por parte da administração municipal, para o atraso do ano letivo da Rede Pública de Ensino (RPE).
O atraso, segundo as unidades escolares, é o de que não há tempo hábil para o término das obras de reforma em algumas unidades, bem como de alocar professores para as Umei’s e Emei’s, para que o ano letivo tenha início.
Visitas
Na sexta-feira (16), o legislador esteve em duas unidades de Educação Infantil, a escola 1º de Maio e a Umei Professor Ivan Santos Arruda, ambas no bairro Parque Universitário. A primeira está passando por uma reforma completa, obra aguardada pela comunidade. “O problema é que houve atraso no início das obras e, consequentemente, não conseguiram entregar antes do início das aulas. São mais de 430 alunos sem irem à escola e se for seguir o cronograma de obras descrito na placa, o início, remarcado para o dia 26 de fevereiro, não deve acontecer”, explicou Zaeli.
Durante a visita, os professores pagos para lecionar estavam fazendo faxina e, assim, contribuindo para a organização da escola. Tudo, em busca de antecipar a chegada dos alunos às salas de aula. “Estamos desesperados com esta demora e, por este motivo, procuramos ajuda das autoridades, porque quem está pagando por esta falta de organização da Secretaria Municipal de Educação é a população. A reforma é excelente, mas o atraso prejudica os alunos”, reclamou Jean Carlos, presidente do bairro Parque Universitário.
Na Umei Professor Ivan Santos Arruda o atraso no início das aulas foi provocado pela falta de professores e também da manutenção do local. “Chegamos na unidade e a limpeza acabara de ser feita. Também falta professor para atender as crianças lotadas na escola. Esse problema não é isolado, quase todas as unidades estão passando pela mesma situação. A secretaria não fez a lotação dos professores a tempo, mostrando falta de planejamento e organização da gestora da pasta”, disse o vereador.
Rodrigo da Zaeli procurou a secretária municipal de Educação, Carmem Monteiro Garcia, mas a mesma não pode atendê-lo por estar em reuniões durante toda a sexta-feira. O legislador disse que vai buscar, mais uma vez, respostas com a gestora e espera que a situação esteja resolvida ainda nesta segunda-feira (19).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f