Autoridades defendem democracia e unidade na primeira sessão da Câmara Municipal
Câmara abre ano legislativo, com sessão concorrida e defesa de unidade
Autoridades e lideranças participaram nesta quarta-feira (11) da primeira sessão ordinária realizada neste ano, pela Câmara Municipal de Rondonópolis. A sessão foi dividida em duas partes, sendo a primeira dedicada à posse solene da nova Mesa Diretora, presidida pelo vereador Júnior Mendonça (PT). Nos discursos, os representantes do Poder Legislativo e também o prefeito José Carlos do Pátio (PSB) foram enfáticos ao defender a superação de divergências em favor da democracia e dos interesses da população.
Júnior Mendonça manifestou solidariedade aos Poderes da República pelos ataques registrados em Brasília no último domingo. Ele destacou que em Rondonópolis os vereadores superaram a ‘polarização odienta’ que divide o país, buscando o consenso com a eleição de uma Mesa Diretora suprapartidária. Segundo ele, a decisão é uma lição de maturidade.
“Nenhum de nós, abriu mão de suas convicções e projetos políticos. Mas provamos que as nossas diferenças não eram, não são e não serão obstáculos para uma atuação soberana, livre e harmônica em defesa do Poder Legislativo e da sociedade rondonopolitana”, destacou.
A harmonia e a superação das divergências pessoais também pontuaram os discursos de vários vereadores e do prefeito José Carlos do Pátio. O chefe do Executivo citou os avanços nas áreas de Saúde, Educação e Saneamento e afirmou que, com o apoio da Câmara, o município registrou no ano passado um volume de investimentos equivalente ao feito em quatro anos de gestões anteriores.
“Atribuo isso à Câmara Municipal que sempre teve pauta positiva comigo Tenho certeza que com essa mesa não será diferente. Temos uma afinidade política muito grande e estou certo que neste ano de 2023 os investimentos serão ainda mais arrojados”, afirmou o prefeito.
Para o vereador Cláudio da Farmácia (MDB) a atuação da Câmara Municipal demonstra que a política exercida de forma correta continua sendo a melhor forma para fazer o bem e promover o desenvolvimento. Já o vereador Subtenente Guinâncio (PSDB) afirmou que as questões ideológicas não podem impedir o diálogo.
“O homem público precisa saber a hora de parar e de não parar. Apesar das divergências no campo ideológico, desejamos o bem dessa cidade e desse povo. Viveremos novos tempos no município de Rondonópolis e, com a graça de Deus, serão tempos muito positivos”, afirmou.
O mesmo tom marcou os pronunciamentos dos vereadores Cido Silva (PSC), Marildes Ferreira (PSB), Reginaldo Santos (SD), Ozeas Reis (PP), Manoel da Silva Neto (SD), Investigador Gerson (MDB) e Denilson ‘Dico’ Sodré (SD). O médico José Felipe Horta (Podemos) considerou que a conduta dos parlamentares neste novo ano legislativo representará ganhos maiores à população. “Estamos mostrando que há uma harmonização dos Poderes. Não se pode ficar permanentemente no palanque. A eleição ficou para trás e o foco agora é trabalhar pela cidade”.
Também participaram da sessão ordinária representantes do 18 GAC, PM, Corpo de Bombeiros, da OAB, o presidente do Sanear, Paulo José Correia, Uramb, Unisal, movimentos sociais, sindicatos e praticamente todos os secretários municipais.
Da Assessoria