Baixa procura pela vacina contra o Influenza preocupa a SMS
Crianças, trabalhadores da área de Saúde e professores do Ensino Básico e Superior – que fazem parte do grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza – estão com baixa cobertura em Rondonópolis até agora, segundo registros da Secretaria Municipal de Saúde. Esses grupos não estão comparecendo para receber a dose, o que é preocupante, conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Magda Rosa. A profissional frisa que a ausência desses públicos às unidades de Saúde é grave, já que a gripe Influenza pode levar à morte dos atingidos.
O mapa da parcial mais recente da cobertura vacinal no município, disponibilizado na sexta-feira (17), aponta que lideram a frequência para tomar a vacina, as puérberas – que já atingiram 100% da meta para esse nicho –; as gestantes, com 91,27%; os idosos, que estão com 94,48%; e os portadores de doenças crônicas, cuja adesão é de 84,22%.
Por outro lado, o índice de presença de outros segmentos do público prioritário para se vacinar tem sido pequeno. Somente 57,77% da parcela de professores, 62,48% das crianças e 74,62% dos trabalhadores da Saúde tomaram a dose.
Faltando apenas 11 dias para o fim da mobilização nacional, é importante que aqueles que estão enquadrados dentro do público-alvo da campanha e ainda não se imunizaram, se encaminhem o quanto antes a um posto de Saúde para receber a aplicação.
Considerando o grupo prioritário completo, ao todo já a campanha já atingiu 80,69% da meta estipulada, o que corresponde a 46.412 doses aplicadas.
As unidades de saúde estão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17 horas.
A Campanha contra Gripe, termina no dia 31 deste mês.