Baixo índice vacinal faz com que SMS convoque idosos, crianças e gestantes para se imunizarem

Baixos índices vacinais acenderam o alerta (Arquivo)

Baixo índice vacinal acendeu o alerta
(Arquivo)

Em razão dos baixos índices vacinais, principalmente em relação ao vírus Influenza (gripe) e o HPV (para a faixa etária de 09 a 14 anos) verificados nos principais grupos de risco, que são os idosos, as gestantes e as crianças, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis está fazendo um apelo para que os que ainda não se vacinaram, procurem uma unidade de Saúde mais perto de casa e se imunizem.
O superintendente de Saúde Coletiva da SMS, Paulo Padim, destaca que os inclusos nesse grupo prioritário são os que mais frequentam as unidades de atendimento com problemas de saúde e, portanto, precisam se imunizar. Padim adianta ainda que a meta de 95% está longe de ser atingida, “tendo em vista, os indicadores atuais apontarem apenas 50% do total a ser imunizado”.
O servidor ressaltou que o clima está muito seco, com baixos índices de umidade no ar, e a tendência é de que faça bastante frio ainda, sobretudo nas madrugadas, até a chegada da primavera em setembro. “Todo esse conjunto climático com ar seco e o frio, compromete a saúde dos idosos, crianças e mulheres gestantes”, frisou.
O superintendente alerta e pede que a população em geral procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e se imunize. “É muito importante também, os pais levarem os seus filhos para se vacinarem e atualizarem a carteira vacinal, com as vacinas de rotina. De antemão já tranquilizamos a todos: nós temos vacinas contra influenza H1N1, H3N2, e Influenza B, suficientes para toda a população; desde crianças (de 6 meses a 5 anos), adolescentes, gestantes, mulheres no pós-parto (até 45 dias), trabalhadores da saúde e em geral; idosos (com 60 anos e mais), pessoas com deficiências; pessoas com comorbidades, professores do serviço público e privado; e adultos em geral. Nós temos também todas as vacinas de rotinas necessárias, para a atualização da carteira vacinal. Mas é importante as pessoas não deixem para última hora e procurarem uma unidade, nos horários das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30 de segunda a sexta feira”, explicou Padim.
Ao finalizar, ele lembrou que estando imunizado, principalmente contra a gripe Influenza, o organismo tem menos probabilidades de ter o quadro de saúde agravado, como é o caso de pneumonias em crianças e idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f