Baixo nível do Rio Vermelho acende alerta

Tábua de medição acusou nível de 1,30m (Wheverton Barros - Gcom)

Tábua de medição acusou nível de 1,30m
(Wheverton Barros – Gcom)

A estiagem por falta de chuvas que se registra no País, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, é visível também em Rondonópolis, através dos baixos níveis que vêm apresentando os córregos da cidade e os rios Arareau e Vermelho.
Diante disso, a Coordenação de Defesa Civil do Município vem mantendo monitoramento constante do nível do Rio Vermelho, principal recurso hídrico de captação de água para abastecimento da população, que na medição feita na manhã de hoje registrou 1,30m, significando emergência em razão de que o nível de segurança não deve ser inferior a 2 metros. No mesmo período, em 2020, o nível era de 2,30 metros.
Com previsão de que a estiagem se prolongue por mais tempo, a Defesa Civil alerta a população para a necessidade do consumo consciente e moderado de água, evitando o desperdício, “como, por exemplo, lavar calçadas e outras situações onde o consumo seja alto”, orienta o coordenador da Defesa Civil do Município, João Mototáxi.
Para se ter uma ideia da gravidade da estiagem, o coordenador ressalta que que algumas nascentes – que são abundantes na cidade – já secaram.
Portanto, a população deve ter bom senso e colaborar para que continuemos a ter, pelo menos, a quantidade suficiente para abastecimento de todas as residências e que não venhamos a enfrentar racionamento de água, como já acontece em várias regiões do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f