Banco de Sangue precisa de doações

O Hemocentro de Rondonópolis está precisando de doadores para manter o estoque de sangue estável, devido ao grande número de casos que aparecem neste período de feriado prologando de Carnaval.
A unidade atende o Hospital Regional, a Unidade de Pronto Atendimento, Centro de Nefrologia, Pronto Atendimento Infantil além dos 19 municípios da Região Sul de Mato Grosso, além dos hospitais de Alto Araguaia, Itiquira, Guiratinga e Pedra Preta.
Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde. Ter se alimentando de forma leve, evitando a alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação. Caso vá doar no período da tarde é necessário esperar pelo menos três horas de intervalo entre o almoço e a doação.
Também é necessário ter entre 16 e 69 anos. Pesar no mínimo 50 quilos. Ter dormido pelo menos seis horas no dia anterior. É aconselhável não fumar pelo menos 30 minutos antes e 2 horas após a doação, não ingerir álcool nas 24 horas que antecedem à ida ao Hemocentro.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) que impedem a doação de sangue são sífilis, HIV e a hepatite B e C. O doador não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, assim como ter colocado piercing ou feito micropigmentação.
O doador precisa apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação. São aceitas carteira de identidade (RG), cartão de identidade profissional e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
O Hemocentro de Rondonópolis fica na rua Barão do Rio Branco, nº 2802, abaixo da Secretaria Municipal de Saúde e ao lado do Laboratório de Análises do município. O atendimento é das 7h às 12h e das 13h às 18h de segunda a sexta-feira. O telefone para mais informações é o (66) 3426 9505.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f