Bebê nascida de parto emergencial têm boa evolução de saúde

A caravana passa e a Santa Casa fica na mesma

Bebê está fora de perigo

Segundo boletim médico enviado  ao Blog Estela Boranga comenta pela Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, a bebê nascida de parto emergencial feito por uma equipe médica do SAMU na própria viatura no dia 18 de fevereiro (leia matéria aqui) –  que sensibilizou a opinião pública local, estadual e nacional  – foi transferido ontem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital para a Unidade de Cuidados Intermediários, por  apresentar boa evolução em seu estado geral de saúde.
O caso
A gestante Iolanda Pimentel (22 anos), havia vindo a óbito em sua residência devido a um mal estar súbito e a equipe que atendeu à ocorrência, composta pela médica Luciana Abreu Horta, que é cirurgiã geral e vascular; pela enfermeira Evilásia Soares;  e pelo cabo bombeiro Júnior, decidiu rapidamente salvar a criança que a mãe esperava e que estava prestes a dar à luz.
O parto foi feito no trajeto da viatura até a Santa Casa de Rondonópolis, mesmos sem as condições e materiais necessários para a cesariana. A criança apresentou ter a saúde estabilizada ao chegar na unidade. “Foi muito rápido e a pressão é muito grande. Foi emocionante tomar uma decisão dessa, perante a família, em uma situação de resgate. Foi iluminação de Deus”, completou a médica Luciana.
A recém-nascida foi internada então, em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal,  entubada e respirando com a ajuda de aparelhos, além de ter apresentado crises convulsivas, sendo submetida a exames neurológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f