Boletim da Fiocruz aponta aumento de 135% de casos de SRAG no país

Contaminações e óbitos, tiveram aumento (Ilustrativa/AFP)

Aumento de casos de SRAG grave está relacionado ao aumento de casos de Covid-19
(Silvio Avila/AFP)

Conforme o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no período compreendido entre as últimas três semanas de novembro de 2021 até a primeira semana epidemiológica de janeiro de 2022, o Brasil teve aumento de 135% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que ao infectar humanos, desencadeia a covid-19.
Pelo documento, a covid-19 vem se espalhando de forma rápida entre a população, de 4% para 30%, semanalmente, atingindo 25 dos 27 estados brasileiros e registrando alta de internações em todas as idades, a partir de 10 anos, com dados laboratoriais apontando que esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe Influenza, quanto pela retomada do crescimento dos casos de covid-19, no período das festas de final de ano.
Quanto à variante Ômicron, foram confirmados pelo Ministério da Saúde 627 casos e 2 mortes, conforme divulgação no dia 14 (sexta-feira última).
Em relação à ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) por pacientes com covid-19, o relatório aponta que 1/3 dos Estados e 10 capitais, estão nas zonas de alerta intermediário e crítico.
Da Redação com Fiocruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f