Bolsonaro confirma instalação de base militar dos EUA no Brasil

Alcântara poderá ser encampada pelos americanos (Valter Campanato/Agência Brasil)

Em entrevista ontem à noite para o SBT, Jair Bolsonaro admitiu que poderá ser cedido espaço em nosso território, para a implantação de uma base militar americana com toda autonomia, que se somará às 700 unidades militares terrestres que os EUA possuem pelo mundo afora.
Esse assunto foi abordado pelo governo de Michel Temer, nas conversações que vinha mantendo com o governo americano.
Até agora, vem sendo especulado que a base americana possa ser instalada em Alcântara, no Maranhão, que possui estrutura de base de lançamentos de foguetes espaciais, mas que não vem sendo utilizada.
Além do mais, sua localização na região Nordeste brasileira, em frente à África Ocidental, é ideal para os Estados Unidos, em relação de suas operações político-militares na América do Sul e na África e de sua estratégia mundial, de possível confronto com a Rússia e a China.
A base militar dos EUA em território brasileiro, propiciará sua soberania fora do alcance das leis e da vigilância das autoridades brasileiras, inclusive militares, onde possam desenvolver todo tipo de atividade militar, como desejarem.
Há de considerar ainda, que em determinadas bases militares fora de seu território, os Estados Unidos instalaram armas nucleares e sistemas de escuta da National Security Agency (NSA).
É de interesse de todos os brasileiros, saber o que será dado em troca desse “acordo” com os americanos.
Aí, viraremos quintal dos EUA, definitivamente!
Da Redação com informações do artigo de Samuel Pinheiro Guimarães, que é diplomata e foi secretário-geral do Itamaraty (2003- 2009), publicado em novembro de 2017, no portal Ópera Mundi. 
operamundi.uol.com.br/opiniao/48339/a-base-de-alcantara-no-maranhao-e-os-interesses-dos-estados-unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f