Brasil vai testar semana de trabalho de 4 dias

(Ilustrativa/Internet)

(Ilustrativa/Internet)

Um programa da ONG 4 Day Week Global propõe implementar jornada de trabalho reduzida de quatro dias, sem perda de produtividade e redução de salário.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade de Boston e com a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work e entre os indicadores avaliados, estão estresse, equilíbrio da vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade dos funcionários.
Qualquer empresa brasileira pode participar do teste, independente do número de funcionários.
Para se inscrever, os interessados devem responder um formulário disponível no site da 4 Day Week.
As inscrições serão feitas até agosto. Em setembro, as empresas serão preparadas com a metodologia do estudo. O piloto será implementado de novembro de 2023 a maio de 2024 e deverá ser pago pelos participantes, um valor – não divulgado – para ter acesso à metodologia e pesquisas.
O piloto da jornada de 4 dias permite que as empresas tenham, com uma semana de 32 horas de trabalho, aumento da produtividade. A redução da carga horária traz benefícios como saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores, indica o estudo.
As empresas que participarem do projeto piloto, devem pagar os salários dos funcionários, integralmente. O modelo adotado será “100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade”.
A semana de 4 dias já foi testada em 3 países: Bélgica, Reino Unido e Emirados Árabes. No Reino Unido, o programa foi testado por 61 empresas. Do total, 56 optaram por manter a jornada reduzida, das quais 18 vão adotar a política de forma permanente.
Fonte: Poder 360 https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/brasil-testara-semana-de-trabalho-de-4-dias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f