Câncer de mama também atinge os homens

Homens não são imunes aos câncer mamário (Ilustrativa)

Homens não são imunes aos câncer mamário
(Ilustrativa)

Por ocasião do Outubro Rosa – campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero -, é fundamental esclarecer que apesar de representar apenas 1% dos casos de câncer de mama, os homens não estão excluídos de serem acometidos pela doença, uma vez que assim como as mulheres, eles também possuem tecido mamário, apesar de não desenvolverem mamas.
Estudos médicos apontam que, por mais raro que seja, contudo, a taxa de mortalidade entre homens com câncer de mama, é maior que entre as mulheres, com muitos casos se devendo à falta de conscientização dos homens, sobre o assunto.
Principais sintomas
Os principais sintomas do câncer de mama para os homens, são:  aparecimento de nódulo ou caroço no peito, atrás do mamilo ou logo abaixo da auréola, que não causa dor; mamilo virado para dentro; dor numa determinada área do peito, que surge tempos depois do surgimento do nódulo; pele enrugada ou ondulada; saída de sangue ou líquido pelo mamilo; vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo; alterações do volume da mama; e inchaço das ínguas, na axila.
No caso de aparecimento de um desses sintomas, os homens devem procurar um médico para o diagnóstico preciso.
Fatores de risco
Envelhecimento – O envelhecimento é um fator de risco importante para o desenvolvimento do câncer de mama em homens. Os homens são diagnosticados em média aos 72 anos.
Histórico familiar – O risco de câncer de mama aumenta, se parentes próximos da família tiveram câncer de mama. Cerca de 20% dos homens com câncer de mama, têm um parente próximo (do sexo masculino ou feminino) com a doença.
Mutações genéticas hereditárias – Homens com alterações no gene BRCA2 têm um risco aumentado para câncer de mama. As alterações no gene BRCA1 também podem causar câncer de mama em homens, mas o risco não é tão elevado quanto para as mutações no gene BRCA2. As alterações nos genes CHEK2, PTEN e PALB2 também podem ser responsáveis por alguns tipos de câncer de mama em homens.
Síndrome de Klinefelter – A síndrome de Klinefelter é uma condição congênita que afeta 0,1% dos homens. Os homens com síndrome de Klinefelter têm testículos menores que o normal. Muitas vezes, eles são inférteis, por não produzirem espermatozoides funcionais. Comparados com outros homens, eles têm baixos níveis de andrógenos e aumentados de estrogênios, por isso frequentemente desenvolvem ginecomastia. Homens com a síndrome de Klinefelter são mais propensos a ter câncer de mama do que homens sem a doença. Ter essa condição pode aumentar o risco entre 20 a 60 vezes o risco de um homem na população em geral.
Exposição a radiações – Os homens que já fizeram radioterapia da parede torácica para outras doenças, como por exemplo, linfoma, tem um risco aumentado de desenvolver câncer de mama.
Alcoolismo – O alto consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de mama em homens, devido aos efeitos do álcool sobre o fígado.
Doença hepática – O fígado, desempenha um importante papel no metabolismo dos hormônios sexuais. Os homens com doenças no fígado, como cirrose, têm níveis relativamente baixos de andrógenos e níveis mais altos de estrogênio. Eles têm ginecomastia e um risco aumentado de câncer de mama.
Tratamento com estrogênio – Medicamentos com estrogênio usados na terapia hormonal do câncer de próstata,podem aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama. Os homossexuais que tomam altas doses de estrogênios como parte do processo de mudança de sexo podem ter um risco aumentado de câncer de mama. Entretanto, ainda não existem estudos sobre o risco de câncer de mama em homossexuais, por isso não está totalmente claro qual é seu risco para câncer de mama.
Obesidade – A obesidade é, provavelmente, um fator de risco para câncer de mama masculino, uma vez que as células de gordura do corpo convertem os hormônios masculinos (andrógenos) em hormônios femininos (estrogênios). Isso significa, que os homens obesos têm níveis mais altos de estrogênio em seu corpo.
Condições dos testículos – Certas condições, como ter um testículo encarcerado, ter caxumba quando adulto ou tiver um ou ambos os testículos removidos cirurgicamente (Orquiectomia) pode aumentar o risco de câncer de mama masculino.
Da Redação com Gazeta Digital/ American Cancer Society

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f