CCZ iniciou castrações gratuitas de cães e gatos

Prefeito efetivou o início das cirurgias (Wheverton Barros)

Prefeito efetivou o início das cirurgias
(Wheverton Barros)

Desde ontem, estão sendo realizados procedimentos de castração gratuita de cães e gatos pelo município, na Clínica Veterinária Anjos de Patas, atendendo antiga reivindicação da comunidade e também das Organizações Não-governamentais (ONGs) voltadas à proteção animal, coordenadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
“Nossa administração está tratando e humanizando a relação com os animais. Não podemos aceitar o que eu ocorria em outras gestões no Centro de Zoonoses, quando os animais apreendidos e os que lá chegavam, eram sacrificados. Hoje, não. Nós temos uma rotina, uma normativa junto com as ONGs, em que os animais ao chegarem lá, passam por dois ou três exames, para depois, somente após uma autorização das ONGs, discutirmos se o animal precisa ou não ser sacrificado”, disse o prefeito.
Zé Carlos também comentou sobre a construção do centro de apoio ao lado do Centro de Zoonoses: “Graças a um recurso conseguido pelo Poder Judiciário, teremos essa obra de R$2 milhões, que vai amparar os animais abandonados na rua e que vamos poder cuidá-los melhor, com acompanhamento das ONGs”.
Inscrição
O gerente da Vigilância Ambiental e coordenador do CCZ, o médico veterinário Kleysller Willon Silva, destaca que primeiramente serão castrados os cães e gatos que estão nas Organizações Não-governamentais (ONGs) de proteção animal, porque estas não têm condições financeiras de realizar as castrações de todos os animais que cuidam.
Na sequência, serão chamadas as pessoas que já se cadastraram. O gerente alerta que o cadastro somente pode ser feito pessoalmente no CCZ, pois uma pessoa maior de idade precisa levar o animal que será castrado para anamnese e que não existe possibilidade de cadastro por telefone.
Ele explica ainda que para ser cadastrado o animal precisa estar em perfeitas condições de saúde, o que será avaliado pela equipe do CCZ, que emitirá um atestado laboratorial sobre a saúde do cão ou gato. “Aqueles que tiverem animais com mais de 18 anos e que desejam castrá-los, devem fazer a inscrição para o procedimento na Unidade de Vigilância em Zoonoses, que fica na MT-130 (saída para Poxoréo), na altura da Chácara Beija-Flor”, reforçou.
As cirurgias serão realizadas Clínica Veterinária Anjos de Patas, que se localiza na Avenida Maringá 2161, no Jardim Rondônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f