Centro de referência disponibiliza exames para pessoas com lesão na cabeça, pescoço ou boca

Agendamento pode ser feito por telefone (Divulgação)

Agendamento pode ser feito por telefone
(Divulgação)

Unidade especializada atenderá cerca de 60 pessoas, previamente agendadas, no dia 27 deste mês
O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE), administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), dedicará o dia 27 de julho exclusivamente para realizar palestras e exames clínicos de diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço e boca. Foram disponibilizadas 60 vagas, para o atendimento.
Podem se cadastrar pessoas que tenham alguma lesão, ferida ou mancha (que não sara) na cabeça, pescoço ou boca. Os interessados devem agendar o exame de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, por meio deste número (65) 3641-5034. O agendamento pode ser feito, enquanto houver vagas.
A ação é realizada em alusão à campanha nacional Julho Verde, que trabalha a prevenção de câncer de cabeça, pescoço e boca. A atividade também ocorre em celebração ao Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado anualmente no dia 27 de julho.
“Dedicaremos esse dia para realizar o atendimento exclusivo dos casos suspeitos de câncer de cabeça, boca e pescoço. O objetivo é conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e evidenciar que o Estado dispõe de uma unidade porta aberta para este serviço”, explica a diretora do CEOPE, Martha Maria Aquilino.
O CEOPE é referência em Mato Grosso no diagnóstico destes tipos de câncer e a unidade funciona como porta aberta, exclusivamente para este serviço.
Para passar pela avaliação nos demais dias, o paciente deve ir até a unidade, sem necessidade de regulação, com documento oficial com foto e o número do cartão do SUS. No local, é realizado exame clínico e, em caso de lesões suspeitas para câncer, o paciente é encaminhado para as unidades referenciadas no tratamento da doença.
Nos casos em que o diagnóstico de câncer é descartado, o paciente é conduzido para o tratamento adequado a patologia diagnosticada.
Outros serviços
A unidade também é referência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência. No entanto, essa especialidade odontológica é ofertada somente para pacientes regulados pelas Unidades de Saúde ou hospitais via Sistema de Regulação (SISREG).
A unidade tem 17 anos de serviços prestados à pacientes com deficiência que apresentam movimentos involuntários que colocam em risco a sua integridade física, em sofrimento mental, com patologias sistêmicas crônicas, alterações genéticas, com distúrbio neurológico grave, entre outros perfis, além de diagnóstico de câncer.
De janeiro a junho de 2023, o local realizou mais de 1.839 atendimentos a pacientes com deficiência, realizando 12.738 procedimentos odontológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f