Chamadas de telemarketing serão identificadas pelo prefixo 0303

0

(Ilustrativa/Freepik)

(Ilustrativa/Freepik)

Começou a valer a partir de hoje (10), o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes, pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se aceitam ou não, a chamada.
O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.
Segundo a Anatel, o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. A medida determina que as redes de telecomunicações permitam a identificação clara do código no visor do aparelho.
Além disso, as operadoras deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Também caberá às teles empregar os meios tecnológicos necessários, para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.
Operadoras
As operadoras de telecomunicações informam que atualizaram seus sistemas nos últimos 90 dias e estão já aptas para ativar números com o 0303. Mas alertam que não haverá ainda nenhum usuário da numeração no país.
Segundo Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne Algar Telecom, Sercomtel, Claro, Oi, TIM e Vivo, as operadoras não foram notificadas ainda de qualquer pedido de cliente para utilizar o novo sistema de numeração.
O sistema de números brasileiro é controlado pela Anatel. Um call center ou empresa que quiser ter numeração especial, como 0800 para chamadas gratuitas ou o 0303 para telemarketing ativo, precisa solicitar à agência reguladora. Esta vai então liberar o número para o usuário, que pedirá o serviço telefônico a uma das operadoras. Às vésperas da estreia do novo sistema, ainda não existem pedidos aprovados e informados às teles, segundo a Conexis.
“A mudança não é instantânea. Não significa que a partir desta quinta-feira, todas as chamadas de telemarketing ativo terão já a nova numeração”, alerta o executivo. Esse processo vai levar seis meses.
Segundo ele, cabe à Anatel divulgar intensamente a necessidade de migração para as empresas que praticam o telemarketing ativo solicitarem seus novos números. Ferrari lembra, ainda, que a numeração que passa a estar disponível é apenas para chamadas originadas em celulares. Os call centers terão de adotar 0303 para chamadas via telefones fixos apenas em 8 de junho, conforme determinação da Anatel.
Ferrari lembra também que a determinação da Anatel vale para todos os setores que utilizam telemarketing ativo, mas que estes terão de se adequar por conta própria. Além disso, chamadas de cobrança, informativas, alertas técnicos e congêneres continuam permitidas – apenas ligações com ofertas de produtos e serviços é que devem adotar a nova numeração.
Fonte: Digital Money Informe/ Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *