Coder convoca jardineiros para se cadastrarem

0

Triturador já entrou em atividade

Triturador já entrou em atividade

A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), está convocando todos os jardineiros da cidade, para que efetuem cadastramento junto à empresa, para que tomem conhecimento e se adequem à nova metodologia de trabalho e recebimento dos entulhos formados por galhos e árvores, nos Eco Pontos.
De acordo com o diretor de Urbanismo da Coder, Oderly Xaxim, já está disponibilizado um triturador de galhos e folhas, para diminuir sensivelmente a quantidade desses materiais acumulados nos Eco Pontos, cuja maioria está abarrotada devido ao grande volume recolhido, que ocupa muito espaço dessas áreas.
“Esse cadastro se faz necessário para termos um controle da quantidade e da identificação dos jardineiros e dos transportadores de material orgânico para os eco pontos”, disse Xaxim.
O triturador foi adquirido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e cedida a Coder, em regime de comodato.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Bohrer, explicou que o material a ser picotado será somente o orgânico (galhos e folhas de árvores) e que após será submetido à compostagem (técnica aplicada para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais).
Uma vez transformado em adubo, o material será utilizado pelo Departamento de Urbanismo da Coder para enriquecer o solo destinado à jardinagem pública, nas hortas comunitárias, nos projetos verdes nas escolas e poderá se destinar ainda à agricultura familiar. “Até hoje, se descartou um material importante para se fabricar adubo. Agora com o triturador, vamos dar novos destinos ao material orgânico, aliando-se à necessidade de se desenvolver métodos eficientes, com o objetivo de se preservar o meio ambiente”, declarou Copetti.
Para se cadastrarem, os jardineiros devem se dirigir à Coder, localizada na Rua Paulino Oliveira, 1411, no bairro Cascalhinho ou ligar para o número 3439-3419.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f