Com nova divisão de MT, Sinop poderá ser capital de Estado

Pela localização estratégica, Sinop seria a capital do novo Estado (Wikipédia)

Pela localização estratégica, Sinop seria a capital do novo Estado
(Wikipédia)

Segundo informações exclusivas do blog Estela Boranga comenta, estaria em estágio avançado a nova divisão territorial de Mato Grosso, apesar de tentativas anteriores terem sido deixadas de lado por interesses políticos (leia-se, eleitoreiros), bem como sócioeconômicos.
A nova divisão, que deve ser encaminhada ao Congresso Nacional ainda este ano, dividiria o Norte do estado do restante de Mato Grosso, com a cidade de Sinop sendo a capital – que ostenta há tempos, o título de “Capital do Nortão”.
Mato Grosso hoje, mesmo com a divisão territorial de outubro de 1977 – que criou o estado de Mato Grosso do Sul -, possui 903.357 mil quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior Estado brasileiro, ficando atrás somente do Amazonas e do Pará, sendo composto por 141 municípios.
Por ser um estado de proporções gigantescas com diversas regiões inabitadas, o Estado sofre interferência direta na taxa de densidade demográfica, que pelo censo demográfico de 2010 era de 3,3 habitantes por km2.
Fator 
A nova divisão ganhou força, principalmente pela anunciada licitação pelo governo federal no ano passado, da Ferrovia Sinop (MT)- Miritituba (PA), conhecida como “Ferrogrão”, legalizada pelo decreto presidencial 8.916, assinado dia 25 de novembro de 2016, por Michel Temer (PMDB).
A ferrovia está prevista no Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal e tem como objetivo melhorar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, conectando-se no Pará ao Porto de Miritituba, na hidrovia do Tapajós.
Devido à grande extensão territorial que Mato Grosso possui, movimentos divisionistas defendem há muito tempo, a criação de mais dois novos estados: Mato Grosso do Norte e Araguaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f