Combate à violência contra os idosos

Policiais verificam as denúncias (Divulgação/PJC)

Policiais verificam as denúncias
(Divulgação/PJC)

Desde ontem (4), Mato Grosso está integrado à Operação Vetus, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para combater crimes de violência contra idosos, que ocorre nos 26 estados do país e no Distrito Federal.
No Estado a ação é executada por onze policiais civis coordenados pelo delegado do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI) de Cuiabá, Vitor Chab Domingues e pela delegada da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, Mariell Antonini Dias.
Os principais crimes investigados pela Operação Vetus são maus tratos contra idosos, apropriação de proventos, retenção de cartão de crédito, abandono de idoso, omissão de socorro e discriminação por motivo de idade, já tendo sido cumpridas 13 medidas cautelares inominadas de afastamento de lar (nove em Cuiabá e quatro em Várzea Grande) e também realizada a checagem de denúncias anônimas, em alguns pontos da região metropolitana.
Também será realizada visita em abrigos de idosos, para para verificar as condições do ambiente e de atendimento aos albergados.
A ação integrada teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), tendo em vista o aumento de denúncias de abusos registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Espera-se que a operação seja estendida para o interior do Estado, para coibir a violência praticada contra as pessoas da Terceira Idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f