Como está a questão da CoronaVac?

Vacina CoronaVac/Butantan

O atraso na aplicação de segunda dose da vacina CoronaVac, provocado, principalmente, pela não estocagem de doses para tanto durante a gestão do ex-ministro da Saúde (?), Eduardo Pazuello (que autorizou a vacinação desenfreada) e depois pelo atraso no envio de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pela China, face aos ataques despropositados do governo brasileiro àquela nação, tem tirado o sono de quem tomou a primeira dose e ficou sem a dose de reforço, que deveria ser aplicada 28 dias após, mas que já ultrapassa mais de 30 dias de intervalo.
Já se tentou obter a resposta até junto ao Instituto Butantan e ao Ministério da Saúde, que não souberam responder a esse detalhe imprescindível e importante, nem tampouco se será necessário aumentar o número de doses ou mesmo, se começar tudo da estaca zero. Ou seja: revacinar novamente, para validar o tempo de intervalo de 28 dias.
E no meio desse vuco-vuco todo, os que se encontram nessa situação demonstram apreensão e temeridade – e com toda a razão – de que a ampliação do intervalo possa ser prejudicial, em termos de interferir na eficácia imunizatória.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis deveria obter informações oficiais detalhadas a respeito e emitir nota à população, para que os que aguardam a segunda dose de reforço da CoronaVac possam se situar em que pé está a questão.
E isso, no nosso entender, já deveria ter sido feito!

2 thoughts on “Como está a questão da CoronaVac?

  1. Bom dia, Maria Estela!
    No meu caso, são 33 dias de atraso da minha segunda dose da CoronaVac (PARA ALÉM do intervalo preconizado pelo Instituto Butantan, que é de 14 a 28 dias). Atraso maior ou menor também é vivido por milhares de pessoas e em muiiiiiiitos lugares desse país afora.
    São NOSSAS VIDAS que seguem BANALIZADAS! Passado mais de um ano do início dessa pandemia, atribuo a responsabilidade a vários entes públicos – união, estados e municípios -, seja por omissão, falta de pressão, planejamento ineficiente, desorganização etc.!

  2. Olá, Estela! Acredito que realmente os órgãos responsáveis deveriam buscar esclarecimentos pra passar aos interessados, sobre as possíveis consequências desse atraso, já bastante longo, e como será o protocolo caso voltem a entregar a Coronavac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f