Compra da concessionária Rota do Oeste por MT, será realizada em abril
Durante sua permanência em Rondonópolis ontem, quando participou da solenidade de entrega dos apartamentos populares do Residencial Celina Bezerra pelo presidente Lula (PT), o senador Wellington Fagundes (PL) revelou que o processo de concessão de trecho de pista simples da BR-163, no médio norte do estado de Mato Grosso, deve ser finalizado no próximo mês de abril.
A conclusão do processo de aquisição da Concessionária Rota do Oeste aguardava negociação de dívidas com a Caixa Econômica Federal e na última quinta, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, lembrou que o governo encaminhou aos bancos credores da Odebrecht, que detém o controle acionário da Rota do Oeste, proposta para quitar parte dos valores devidos pela concessionária e que a renegociação da dívida é parte imprescindível para que a negociação ocorra.
“Ontem, nós tivemos em Brasília e está definido. A BR-163 realmente é um grande problema, mas felizmente já conseguimos concluir as negociações com os bancos e agora, no mês de abril, deve ser assinado e o Estado, por meio do MT Par, assume, e o governo do Estado está com recurso na conta, um bilhão para colocar. Esse é um compromisso assinado”, explicou o senador Fagundes.
“Não é o governo do Estado quem fará (recuperação da via), é a mesma empresa, a Rota do Oeste. Só que o governo do Estado assume a Rota Oeste através do MT Par. Então, sai a Odebrecht, entra o MT Par. E, aí, claro, o governo do Estado vai aportar os recursos, porque também já foi feito todo entendimento com a ANTT. Tudo está equacionado”, emendou o parlamentar mato-grossense.
No mês passado, o governo conseguiu um acordo com o Banco Pine, dando, assim, mais um passo em direção a se tornar acionista majoritário da concessionária Rota do Oeste.
A intenção do governo é que a MT Par, sociedade de economia mista do Estado, assuma o controle da concessão para retomar, de forma mais célere, as obras de melhorias na rodovia federal, que tem provocado acidentes, muitos com vítimas fatais, e prejudicado a logística do Estado. A solução foi considerada inovadora pelo Tribunal de Contas da União e tem sido referência para outros estados que enfrentam dificuldades em concessões de rodovias.
A proposta apresentada pelo governo prevê que, nos próximos dois anos, sejam investidos R$ 1,2 bilhão de recursos próprios para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163.
Da Redação com HiperNotícias e Assessoria